CADERNETAS DISTRIBUÍDAS PELA SEC. MUN. DE SAÚDE EM ESCOLAS CAUSAM POLÊMICA


Capa da caderneta distribuída nas escolas
A caderneta elaborada pelo Ministério da Saúde, e distribuída nas escolas de Paraibano pela secretaria municipal de saúde, está causando polêmica em relação  a alguns assuntos abordados.

Profº. Amaury Carneiro
A caderneta é um instrumento criado pelo Ministério da Saúde para monitorar o desenvolvimento e a saúde da população entre 10 e 19 anos e facilitar as ações educativas voltadas para este segmento. Em  Paraibano, a entrega da caderneta está sendo feita  por representantes  da Secretaria Municipal de Saúde, através de atividades de orientação sobre a importância do documento e a forma de utilizá-lo. As ações estão sendo feitas em algumas escolas.

A iniciativa é bem vinda, pois prepara as criança para entender  as mudanças que ocorre em seu corpo na pré-adolescência, até aí tudo bem,  não fosse alguns conteúdos contidos na apostila que está sendo considerado “MUITO PESADO” pelos país, principalmente no que tange a sexualidade,  o assunto é voltado para crianças com mais de dose anos (Pré-adolescentes), e a secretaria de saúde está distribuindo também  em salas de aulas para crianças entre 9 e 11 anos.

“Quando minha mãe leu a apostila guardou e disse que eu ainda não tinha idade pra ver alguns assuntos da apostila” Relatou a menor L.C.S

"Achei parte do conteúdo inadequado, para crianças com menos de 11 anos de idade, acho que o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de saúde deveriam rever a faixa etária de idade das crianças, que possam receber esse material" Disse a professora Marinete,  da escola municipal Adonias Lacerda.

Eu, particularmente retirei as páginas que abordava o assunto sexualidade, antes de entregar o material para minha filha, que tem apenas 10 anos de idade.

A Escola  Municipal João Paraibano, só vai aceitar a distribuição, depois de uma reunião com os país dos alunos, para saber se os mesmos permitem.

Concordo que falar de sexo com crianças e adolescentes não é papel apenas dos pais certo, é importante que esse assunto também seja abordado em outros ambientes de convivência dos jovens, principalmente na escola, mas com moderação e na idade adequada.

È no ambiente de estudos que aparecem as principais mudanças nas relações afetivas entre as crianças e os jovens: no primeiro ciclo de aprendizagem, portanto é importante a participação dos professores toda vez que esse tipo de material for distribuído no ambiente escolar, pois é o educador, além dos pais, que conhece o desenvolvimento da criança.

NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”

2 comentários:

  1. JANETE SOUSA: REALMENTE HÁ ALGUNS CONTEÚDO UM POUCO PESADO PARA CRIANÇA COM MENOS DE 11 ANOS, MAS OS PAIS É QUEM DECIDE SE VÃO OU NÃO DEIXAR SEU FILHO LER, POR ISSO A INICIATIVA DA ESCOLA JOÃO PARAIBANO ESTAR CERTA, EM REUNIR OS PAIS PARA DECIDIR,.

    ResponderExcluir
  2. SENHOR AMAURY, SE FORMOS VER PELO LADO PATERNALISTA, COM CERTEZA É UM CHOQUE. POIS ACHAMOS MUITO CEDO A INTRODUÇÃO DESSAS PRÁTICAS AOS 10 ANOS. MAS SE FORMOS ANALISAR PELO LADO DA PREVENÇÃO, ESTA NA ÉPOCA CERTA. DEVEMOS LEMBRAR QUE ESTAMOS EM SUA SOCIEDADE MISTA, OU SEJA: TEMOS TODOS OS TIPOS DE CLASSES SOCIAIS, BEM COMO A FALTA DE INFORMAÇÃO TANTO PELA MÍDIA COMO PELAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DE NOSSO MUNICIPIO E TAMBEM A NIVEL NACIONAL. OS TRABALHOS REALIZADOS COM OS NOSSOS ADOLESCENTES AQUI EM PARAIBANO AO LONGO DE ANOS, NÃO ESTÃO TENDO RESULTADO, POIS SE TRABALHA COM ADOLESCENTES COM FAIXA ETÁRIA A PARTIR DE 15 ANOS. A NOSSA REALIDADE É OUTRA. TEMOS VÁRIOS CASOS DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS E GRAVIDEZ A PARTIR DE 12 ANOS. AI, PERGUNTO: SERÁ QUE É CEDO PARA FALARMOS DISSO COM NOSSOS FILHOS E FILHAS? A PRÉ-ADOLESCENCIA É UM PERIGO, JUSTAMENTE PELA FALTA DE INFORMAÇÃO OU PELA AQUISIÇÃO DE INFORMAÇÕES ERRADAS. VAMOS PROCURAR SER RACIONAIS, POIS A GRAVIDEZ E AS DOENÇAS ESTÃO ACONTECENDO CADA VEZ MAIS CEDO. É UMA GRAVE REALIDADE NÃO SO DE PARAIBANO, DO NOSSO ESTADO E DO BRASIL. MAS ESTAMOS NOS REPORTANDO À PARAIBANO PORQUE SOMOS DAQUI E MUITO NOS PREOCUPA ESTA SITUAÇÃO. HOJE FOI O FILHO OU FILHA DA VIZINHA, AMANHA PODE SER O NOSSO. VAMOS ENCARAR ESSA MUDANÇA, O NOVO ASSUSTA, NÃO É FACIL, PRINCIPALMENTE FALAR EM SEXUALIDADE. MAS É PRECISOS, PARA PODERMOS BAIXAR AS ESTATISTICA EM NOSSO MUNICIPIO.
    A CARTEIRINHA DO ADOLESCENTE FAZ PARTE DO PROGRAMA DE SAUDE NA ESCOLA, E QUE SERÁ INTRODUZIDA EM TODAS AS ESCOLAS DOS MUNICIPIOS DO BRASIL QUE ESTÃO FAZENDO PARTE DESTE PROGRAMA.
    SAUDE E EDUCAÇÃO, PARCERIA CERTA QU E UM DIA VAI FAZER A DIFERENÇA.

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.