MPF PROMOVE AÇÃO CONTRA PREFEITO DE PARAÍBANO



 Do Blog do Luis Cardoso
Prefeito Sebastião Pitó
Segundo o MPF, Sebastião Pereira de Sousa teria autorizado a aplicação indevida de recursos do Fundeb.

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) propôs ação de improbidade administrativa contra o prefeito do município de Paraibano (MA), Sebastião Pereira de Sousa, por fraudes na aplicação de recursos do Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), totalizando um prejuízo de R$ 667.285,03 aos cofres públicos.

No ano de 2009, a prefeitura utilizou recursos do Fundeb em despesas divergentes das quais deveriam ser destinadas, e usou de artifícios para dificultar o acompanhamento e fiscalização do Conselho Municipal do Fundeb na aplicação da verba, transferindo o dinheiro para contas bancárias paralelas à conta vinculada ao fundo.

Analisando a prestação de contas do município, foram detectadas irregularidades nos procedimentos licitatórios para contratação de serviços de reforma e construção de escolas e aquisição de carteiras escolares. O prefeito Sebastião Pereira de Sousa também permitiu a compra de combustível com preços superiores aos de mercado.

Na ação, o MPF solicitou à Justiça a condenação de Sebastião Pereira de Sousa com base nas penas previstas na Lei de Improbidade Administrativa (nº 8.429/92), a devolução de R$ 667.285,03 ao erário.

Mas de acordo a assessoria do prefeito Sebastião Pereira de Sousa "Pitó", o mesmo até o momento não recebeu nenhuma comunicação oficial do MPF, e assim que receber irá entrar com recurso em sua defesa, esclarecendo o fato.

NoticiasdeParaibanoMa.com
Amaury Carneiro

7 comentários:

  1. È isso aí amaury o verdadeiro blog imparcial de Paraibano, vc ta de parabéns em deixar a população bem informada idependente de qual lado for. Pena q aí em Paraibano poucos reconhecem, valeu meu amigo. Fique com DEUS
    Eduardo Sousa, Brasília DF.

    ResponderExcluir
  2. Amaury,

    Gostaria de parabeniza-lo pela sua imparcialidade.

    Quanto a matéria em questão devemos estar atentos, pois como eleitores deste município devemos não apenas cobrar uma posição da atual administração, como acompanhar os próximos passos desta ação. Os fatos são graves e estão diretamente ligados a população de Paraibano.

    Como Eleitor de Paraibano e cidadão desta cidade, me sinto muito envergonhado. Tais fatos segundo o MPF ocorreram no 1º ano de sua administração. Sabe-se lá o que ocorreu nos demais anos.

    Isso explica em parte a disparidade de bens e património apresentados por todos os seus familiares.

    Não tenho duvida de que iremos descubrir mais coisas após a sua saida da prefeitura.

    Vamos acompanhar os próximos passos!!!

    Ass: Ricardo!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem Amaury, vc sim é imparcial!!!

    Amigo, circula pela cidade que o atual prefeito também responde a uma ação criminal por contratação irregular de servidores.

    Peço que vc investigue esta informação. As pessoas estão falando que esta ação tramita pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Foi preso não gente, eita povo que inventa, se bem que ainda há possibilidade.
    Agora o apartamento no CONDOMINIO VERSATILE Renascença, está explicado. Ainda falta as HILUX, os bois do poço verde, o cipó. Mas as coisas sempre se encaixam.
    Uma pergunta: Tem um grupo alinha ao prefeito, que sempre alega que os Furtados só sobrevivem da prefeitura, que enrricaram na politica, que isso, que aquilo.
    Agora me respondam e o Pitó enrricou de que? Não tem um nivel superior, não tem um comercio, uma fabrica, nada que gere dinheiro, de onde veio a riqueza dele nesses ultimos anos? Bem lembramos que quando ele entrou na prefeitura nem carro para andar tinha, tinha uma S-10 não sei nem o ano que era emprestada, e com o salário de 12 mil por mês, mesmo em 4 anos não dar para ficar milhonario. Expliquem isso que talvez vão ganhar alguns votos.

    Ass: Pedro

    ResponderExcluir
  5. Muito bem colocado Pedro, parabéns pela observação. Seria um ganho bastante relevante se essas questões levantadas por vc fossem esclarecidas pelo atual prefeito de Paraibano (Pitó).
    Definitivamente, com o salário que ele ganha não da pra manter esse padrão de vida.

    ResponderExcluir
  6. ola Amauri td bem c vc? Lendo essa materia vejo que as coisas em paraibano podem ter repercussao nacional se forem levadas a serio por parte do ministerio publico. o que mais me deixa tranquilo em relaçao a esse fato é que as investigaçoes estao sendo feitas pelo ministerio publico federal e nao pelo estadual, porque ai seria muito facil eles se valerem da influencia dos grupos politicos ligados ao ministerio publico estadual, que se quisesse j ateria feito isso a muito tempo atraz , alias, a decads atraz. essa pratica toda a populaçao sabe que é comum em Paraibano e nunca vimos ninguem parar atraz das grades. Agora parece que a coisa vai engrossar, mais para que isso aconteça. a populaçao tambem precisa exercer a cidadania e fazer denuncias, mesmo que sejam meras desconfianças, se as mesmas forem encaminhadas ao MPF, com certeza a soma disso tudo com os fatos reais ja analisados serao analisados.

    ResponderExcluir
  7. espero que meu comentario seja publicado, porque sempre faço questao de usar um a linguagem que nao ofenda a honra e a moral de ninguem. estou dizendo isso , porque sempre comentava no outro blog que trata dos assuntos de Paraibano, mas o blogueiro que modera o tal blog. parece que se sente incomodado quando alguem expressa algo que pareça ser inteligente e pertinente, por isso o mesmo resolveu me bloquear. o que noto é que o outro blogueiro acha que ninguem alem dele, tem a capacidade de escrever algo inteligente. as vezes me pergunto como que os seus seguidores nao se ligam no seu tom de sarcasmo ao tratar das pessoas de Paraibano, alias com a certa arrogancia em que ele trata os Paraibanense. o nome a que ele se refere o povo de Paraibano é pura falta de respeito. trata os naturais de Paraibano como O POVO DO GONGÓ. que ridiculo!

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.