PARAIBANO TEM 15.189 ELEITORES APTOS A VOTAREM NAS ELEIÇÕES 2012


 Amauiry Carneiro
Fotos: Amaury
Conforme atualização, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Paraibano possui agora 15.189 eleitores aptos a votar nas eleições municipais do dia 7 de outubro 2012. Isto significa 935 eleitores a mais do que o registrado nas eleições municipais de 2008, quando o município possuía 14.254 eleitores, segundo o TRE/MA. Porém nas eleições de 2008 apenas 77% desse total compareceram às urnas, o que equivale a 10.975 eleitores.

Os 15.189 eleitores estão distribuídos em 41 seções, todas instaladas em escolas do município e do estado, representadas pela 59ª zona eleitoral.

O local de votação com o maior número de eleitores é a Escola Municipal Sarney Costa, localizada no bairro Substação, com um total de 1.946 eleitores lotados em 5 seções, o segundo  é a Escola Municipal Adonias Lacerda, localizada na Vila Aparecida com 1.988 eleitores distribuídos em 5 seções, e o terceiro é o Centro de Ensino Epitácio Pessoa no centro da cidade, com 1.568 eleitores lotados em 4 seções.

Danclê, sendo entrevistado.
De acordo com o funcionário do TRE/MA, em Paraibano Danclê Sabino, que prestou essas informações ao blog, o Tribunal Regional Eleitoral atualmente dispõe de um sistema que distribui os eleitores aleatoriamente pelas seções, para impedir que candidatos fiquem supostamente  controlando os cidadãos de uma determinada comunidade, ou seja:  não há mais aquela velha história de dizer por exemplo, “que os eleitores da tabarôa votam todos na escola tal.”. Com isso o tribunal deixa os eleitores mais a vontade, para escolher os seus representantes no executivo municipal e no legislativo sem nenhuma pressão, que é o verdadeiro papel de uma democracia.

É importante destacar, também, que o cidadão poderá justificar seu voto em qualquer seção eleitoral, desde que apresente seu título eleitoral e um documento com foto.
É o blog NoticiasdeParaibanoMa.com levando informações atualizadas à população,  sobre o processo eleitoral 2012.
NoticiasdeParaibanoMa.com com informações do TRE/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.