ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O ADVOGADO BRUNO SOUSA, CANDIDATO A VICE-PREFEITO EM PARAIBANO/MA



Por Amaury Carneiro


Candiadato a vice-prefeito em Paraibano
Dr. Bruno Sousa (PRTB)
Dando continuidade à séria de entrevistas com os candidatos a vereadores e prefeitos  de Paraibano-MA, realizadas com exclusividade pelo Blog NoticiasdeParaibanoMa.com, o titular do mesmo agora apresenta a entrevista com o candidato a vice-prefeito pela coligação “A Força das Novas Ideias /  PMN-PRTB”, o advogado Bruno Sousa. Bruno,  já foi Assessor Jurídico de Desmbargador do TJ-MA por dois anos e Assessor Jurídico da Secretaria de Assistência Social do Estado do Maranhão também por dois anos.
Dr. Bruno Sousa como é conhecido,  destaca que não pertence a grupos, e que Paraibano precisa mudar imediatamnete . “Temos que acabar com essas velhas práticas (perseguição, compra de voto, autoritarismo etc).  A população não aguenta mais os métodos arcaicos” Afirmou.

Confira a entrevista na íntegra



Amaury Carneiro: QUEM É O JOVÉM ADVOGADO BRUNO SOUSA, E AGORA CANDIDATO A VICE-PREFEITO NA CHAPA QUE TEM OLIVAN COÊHO (PMN), COMO CANDIDATO A PREFEITO DE PARAIBANO/MA,  PELA COLIGAÇÃO “A FORÇA DAS NOVAS IDÉIAS” NAS ELEIÇÕES 2012?

Dr. Bruno Sousa: Tenho 31 anos de idade, casado, tenho dois filhos, sou advogado formado pelo Centro Universitário do Maranhão UNICEUMA, vou completar 10 anos de militância na advocacia aqui no Estado do Maranhão. Atualmente estou me dedicando a politica em Paraibano, sendo Vice Prefeito do candidato Olivan Coelho (PMN). Sou filho de Antonio Roseno de Sousa e Maria de Fátima Furtado de Sousa.Fui criado em São Luís e ao mesmo tempo em Paraibano e moro na Rua Epitácio Pessoa.
A.C: COMO SURGIU A IDEIA DE ENTRAR NO CENÁRIO POLÍTICO DE PARAIBANO, FOI UMA DECISÃO REPENTINA OU VOCÊ JÁ ESTAVA ALMEJANDO HÁ TEMPOS ?
B.S: A política de Paraibano sempre fez parte de minha vida e de minha família. Pela família de meu querido pai, meu tio Manoel Roseno é um exemplo disto, já que foi 05 (cinco) vezes vereador desta cidade nas décadas de 60, 70 e 80. Meu próprio pai já foi candidato também a vereador na época em que o Chico Castor foi prefeito de nossa cidade. Já por parte de minha querida mãe temos João Furtado e Ari Furtado que foram prefeitos. Então, esta ideia de entrar no cenário político de Paraibano já vem sendo desenhada por meus familiares a vários e vários anos. Tomei esta decisão por ter a plena convicção de que o povo de paraibano merece RENOVAÇÃO. A população não aguenta mais os métodos arcaicos que vem sendo praticado há décadas por um só grupo político. Temos que acabar com essas velhas práticas (perseguição, compra de voto, autoritarismo etc). Isso só vai acabar um dia se o povo de Paraibano VOTAR NA RENOVAÇÃO e querer realmente a MUDANÇA, como aconteceu em Passagem Franca/MA, Pastos Bons/MA e em São João dos Patos/MA. Na região, só falta Paraibano.
A.C: CASO A SUA CHAPA SEJA VENCEDORA,  O QUE VOCÊ TEM COMO PROPOSTA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO PARA TORNAR AS ESCOLAS UM AMBIENTE MAIS ACOLHEDOR, PARA EVITAR A EVASÃO ESCOLAR,  QUE HOJE TEM UM ALTO ÍNDICE EM NOSSO MUNICÍPIO?
B.S: Os Jovens sempre foram esquecidos pelos políticos desta cidade. Meu pai também foi vítima desta evasão escolar, pois teve que trabalhar em outra cidade para ter alguma coisa na vida. Hoje a situação de evasão escolar em nossa cidade é preocupante. Vemos nossos jovem saindo para outras cidades por causa do desemprego em nosso município. Caso a nossa Chapa seja eleita, iremos melhorar a infra-estrutura educacional do  município com a participação dos pais, alunos, prefeitura, conselho tutelar, igrejas e a sociedade civil organizada, sendo direcionada para atender a realidade local, valorizando nossa cultura, costumes regionais e as riquezas de nossa terra de forma que seja otimizados todos os recursos existentes e beneficiando diretamente nosso alunos com conforto, segurança, oportunidade e educação de qualidade.
Em todas as escolas será implantado o campeonato interclasse nas modalidades esportivas selecionada pelos alunos e professores. Por meios de convênios e projetos especiais. Iremos priorizar a implantação e manutenção de cursos profissionalizantes, com a implantação de cursos de técnicos em agropecuária, informática, agroindústria, mecanização, cooperativismo, ambientalismo, segurança no trabalho, enfermagem e contabilidade, pois são cursos que tem vaga de trabalho garantida e atendem a demanda da região. Iremos firmar parcerias com universidades publicas e privadas no sentido de implantar no município cursos de nível superior de forma que os nossos estudantes passem a ter oportunidade de formação no próprio município sem necessidade de deslocamento para as grandes cidades. Temos a plena convicção de que com essas ações iremos erradicar em definitivo a evasão escolar em nossa cidade.
A.C: NA ÁREA DA SAÚDE QUAIS OS PLANOS PARA MELHORAR NÃO SÓ O ATENDIMENTO, MAS TAMBÉM A GRANDE FALTA DE MÉDICOS ESPECIALISTAS, POIS  HÁ MUITO TEMPO A POPULAÇÃO SOFRE COM ISSO, TENDO QUE SE DESLOCAR PARA OUTRAS CIDADES EM BUSCA DE TAIS PROFISSIONAIS ?

B.S: Todos nós sabemos que a muito tempo a saúde vem sendo tratada com descaso em nosso município. Há anos temos somente um único hospital e mesmo assim, não existem médicos especialista para fazer o pronto atendimento quando uma pessoa realmente necessita. O que temos hoje é uma Rodoviária mascarada de hospital (Leva pra colinas; Leva pra São João dos Patos, Leva pra Presidente Dutra, leva pra São Luís). Fiquei revoltado quando soube que um recém nascido (bem antes da vaquejada) veio a falecer por conta do médico de plantão não ter feito o Parto Cesário aqui em paraibano. Por esta e muitas outras razões, estamos com um Programa de Humanização de Pronto Atendimento, que será implantado na unidade pública de saúde do Município.

Iremos realizar grandes avanços em infraestrutura, com a reforma do hospital já existente, aquisição de novos equipamentos médicos hospitalares (aparelho de mamografia, Raio X, Ultrassonografia, etc.), e a construção de postos de saúde nos bairros e povoados, contratando médicos em diversas especialidades que fiquem em nosso município, inclusive mais dentistas, enfermeiros nutricionistas e terapeuta ocupacional contemplando o atendimento médico, odontológico e nutricional, adquirindo ambulâncias com equipamentos modernos capazes de socorrer a tempo a população no momento mais difícil que é na hora da doença,  vamos concentrar atenção na gestão e na garantia de atendimento ágil e digno à população, qualificando os profissionais e premiando aqueles que se destacam neste esforço conjunto.

Implantaremos novas tecnologias na gestão integrada do hospital e dos postos municipais de saúde. O objetivo é prestar o atendimento médico de forma mais rápida e segura salvando vidas.

Iremos criar logo no primeiro ano de gestãoo programa de atendimento especial aos habitantes da zona rural, aos idosos, aos deficientes, a pessoas desnutridas e grávidas.

A.C: QUANTO À SEGURANÇA PÚBLICA, QUAIS OS PRINCIPAIS PROJETOS DA COLIGAÇÃO?

B.S: Primeiramente vamos buscar junto a secretaria de segurança publica o aumento do efetivo da policia militar e reivindicarmos junto ao governo do estado de um delegado de polícia que fique em nossa cidade, além de viaturas, armas e equipamento necessário a patrulha policial responsável pela segurança de Paraibano.

Vamos realizar concurso público para a criação de vagas para a guarda municipal e agentes de transito. Não podemos admitir mais que nossa cidade padeça por falta de profissionais capazes de zelar e proteger o patrimônio público bem como organizar o transito de nossa município.

A.C: EM RELAÇÃO AO USO IRREGULAR DA SIGLA DO PRTB (PARTIDO RENOVADOR TRABALHISTA BRASILEIRO) PELA COLIGAÇÃO “PARAIBANO EM SUA MÃOS”  EM SEUS CARTAZES, PANFLETOS, ADESIVOS E SITES, QUE DE ACORDO COM RAFAEL SILVA SOARES, CANDIDATO A VEREADOR PELO REFERIDO PARTIDO E REPRESENTANTE DA COLIGAÇÃO “A FORÇA DAS NOVAS IDÉIAS / PMN E PRTB” ENTROU COM PEDIDO DE LIMINAR PARA IMEDIATA SUSPENSÃO DA PROPAGANDA. COMO TUDO ISSO ACONTECEU E POR QUE?
B.S: A partir do dia 06 de julho de 2012 foi permitida a propaganda eleitoral. A coligação encabeçada pela Sra. APARECIDA  QUEIROZ FURTADO, começou a vários dias, distribuir material de propaganda em forma de panfletos, cartazes, adesivos e no site de relacionamento facebook, contendo em todos eles, o nosso partido político PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), como sendo integrante de sua coligação. Após a Vaquejada eleitores de paraibano e vereadores de nossa coligação vieram até a sede do Partido e começaram a fazer críticas e perguntar por que o PRTB estava sendo citado na Coligação adversária. Comunicamos o fato ao Presidente Regional do PRTB (Dr. João Câncio) e juntos, decidimos entrar com uma representação junto ao Poder Judiciário de Paraibano (TRE) contra a Coligação da Sra. Aparecida Furtado alegando que esta situação poderia levar os eleitores a erro como também gerar desconfiança dos próprios integrantes do partido político PMN que nestas eleições de 2012 é coligado com PRTB

Olivan Coêlho (PMN)
Candidato a prefeito
O Juiz de Paraibano, Dr. Carlos Eduardo, aceitou o pedido e fundamentou sua decisão afirmando que a exposição do material de propaganda da coligação encabeçada pela Sra. Aparecida Furtado poderia potencialmente influenciar na lisura do pleito eleitoral e que a permanência de seu material de propaganda política circulando na cidade de paraibano poderia causar um impacto perigoso à igualdade nas eleições de 2012. Por conta destes motivos o Juiz da Comarca de Paraibano determinou que a coligação da Sra. Aparecida Furtado proceda no prazo de 48 (quarenta e oito) horas à imediata retirada de sua propaganda eleitoral com a remoção da legenda do PRTB de seus panfletos, adesivos e cartazes, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 (mil reais) a ser aplicada em caso de descumprimento.
Vale ressaltar que esse prazo termina neste Sábado, dia 28.07.2012.
 Eu Dr. Bruno Sousa candidato a vice-prefeito (PRTB) e meu candidato a prefeito Olivan Coêlho (PMN), não temos pretensões de prejudicar nenhuma coligação adversária. Vamos ganhar o voto dos eleitores de Paraibano com nossas ideias de renovação e mudança. Agora, não iremos admitir que fatos como estes possam prejudicar nossa campanha.
A.C: FALTANDO POUCO MAIS DE DOIS MESES PARA AS ELEIÇÕES, O CENÁRIO ATUAL MOSTRA TRÊS CANDIDATOS A PREFEITO: SEBASTIÃO PITÓ(PTB), APARECIDA FURTADO (PV) E O CANDIDATO DA SUA CHAPA OLIVAN COÊLHO (PMN). QUAL SUA ANÁLISE DESSE CENÁRIO E QUAL SUA OPINIÃO SOBRE CADA UM DESSES NOMES?

B.S: Na história política de paraibano, nunca houve 03 (três) candidatos pela disputa da prefeitura. Hoje o povo tem a opção de escolha e de decidir pela mudança votando em Olivan Coelho. A Sra. Aparecida Furtado tenta pela 5ª (quinta) vez ser prefeita da cidade; O Sr. Sebastião Pitó tenta a sua reeleição. Todos nós sabemos que os dois fazem parte do mesmo grupo político. Nem Aparecida e nem Pitó tiveram a capacidade de resolver questões básicas de saúde, saneamento básico, educação, segurança pública e ai por diante... vou dar dois 02(dois) exemplos; o primeiro é o problema “secular” da falta de água em nosso município.  Vamos implantar em cada bairro e nas vilas Caixas D’agua capazes de gerar agua suficiente para a população. Na zona rural, vamos construir mais poços artesianos para distribuir água que é um bem essencial e fundamental para todos; O segundo é na área da saúde,vamos construir mais unidades de saúde e contratar médicos capacitados com várias especialidades para acabar de vez com essa história do hospital servir de Rodoviária. 

O povo de paraibano não merece mais o atraso. Olivan Coelho e eu, vamos governar para o povo e não apenas para um grupo de pessoas.

Amaury Carneiro:  POR QUE A POPULAÇÃO DE PARAIBANO DEVE ELEGER O OLIVAN COÊLHO (PMN) E O ADVOGADO BRUNO SOUSA (PRTB), PARA ADMINISTRAREM O MUNICIPIO DE PARAIBANO/MA?

Dr. Bruno Sousa:  Porque Paraibano merece um prefeito capaz de administrar a cidade para toda a população. Não vamos perseguir ninguém.

Temos que acabar com essa históriade que quando o cidadão Paraibanense for falar com o prefeito tenha que primeiro falar com fulano, sicrano ou beltrano. O prefeito é quem deve resolver todo e qualquer situação/problema que aconteça dentro do município. É o Prefeito que tem que decidir e não Filho, Filha, Genro, Nora, Marido, Esposa etc.. É esse tipo de prefeito que deve governar paraibano pelos próximos anos e Olivan Coelho é a pessoa certa para fazer a Mudança, só dependemos do povo para que isso aconteça. Dr. Bruno para Vice e Olivan Coelho nosso Prefeito!

NoticiasdeParaibanoMa.com /  edição Professor Amaury Carneiro

12 comentários:

  1. MAIA ALMEIDA: SE O A MAIORIA DO POVO DE PARAIBANO TIVESSE MEMORIA SUFICIENTE PRA VER O TANTO DE MALES Q OS GESTORE ANTERIORE E O ATUAL, FIZERAM PRA PARAIBANO JAMAIS VOTARIAM NELES NOVAMENTE, POIS PRA TERMOS PROGRESSO SÓ COM IDEIA NOVAS, PARABÉNS BRUNO PELAS SÁBIAS PALAVRAS. 33, 33, 33.

    ResponderExcluir
  2. O povo de Paraibano-MA, precisa acordar e votar pela mudança e pela renovação na política.

    ResponderExcluir
  3. ANTONIO DOS SANTOS ANDRADE: EM PRIMEIRO LUGAR QUERO PARABENIZAR A esse jovem AMAURY, PELAS notícias que nos deixa atulaizado sobre paraibano, pois moro em palmas e todo dia aceesso seu blog e fico por dentro das noticias sobre o processo politico da minha terra natal, quero dizer tambem pra meus conterrâneo que a oportunidade de mudança tá passando em nossas portas, gente vamos mudar vamos votar nessa dupla de ideias nova Olivan e bruno que Deus ilumines vcs, é 33. antoniosa.10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Dj Bruninho Lima

    EM PRIMEIRO LUGAR QUERIA DAR PARABÉNS PARA VOCÊ AMAURY PELO SEU TRABALHO E PROFISSIONALISMO DE REPORTAGEM DENTRO DE PARAIBANO-MA
    E ESTE SEU SUCESSO E QUE VOCÊ CRESCE CADA VEZ MAIS .......

    E QUE ESTE ANO VOCÊ CIDADÃO DE PARAIBANO VOTE CERTO COM CONSCIÊNCIA PARA PARAIBANO MUDAR E RENOVAR POR QUE SÓ QUEM PODE MUDAR E VOCÊ CIDADÃO DE PARAIBANO SOU FILHO DESTA CIDADE E ACREDITO QUE BRUNO SOUSA E OLIVAN COÊLHO POSSA MUDAR ESSA CIDADE ! PENSE E VOTE CERTO.........

    ResponderExcluir
  5. Venha, embora de uma família diretamente envolvida com a política outrora e que agora tenta reentrar no cenário político de Paraibano, como o mesmo falou, Dr. Bruno Sousa e Olivan Coêlho merecem uma chance em Paraibano, não pela bandeira de MUDANÇA, pois colocar no poder familiares de quem já está no poder ou esteve há algum tempo, para mim não é RENOVAÇÃO, eles merecem porque os outros dois canditados são "URUBUS" (desculpa o adjetivo, mas não vejo outro) quem comem o pouco que resta dessa cidade e leva à maioria...repito a MAIORIA da população à miséria sem saúde e educação de péssima qualidade.
    Zé Mário era "pobre" e filhos de uma "rapariga" e hoje é o melhor prefeito que existiu em SJP; Lula passou de "miserável" e "louco" a melhor presidente do Brasil e coincidentemente suas famílias não estavam envolvidas com politicagem. Portanto não acredito em MUDANÇA no cenário político de Paraibano. (desculpa pelo tamanho do texto)

    ResponderExcluir
  6. Amaury, uso desse espaço para te parabenizar e dizer q Paraibano estar tendo a maior oportunidade da história para se desnvolver, li esta entrevista e e já estou decidido quando for aí em outubro votarei em Olivan e Dr. Bruno, pois são os únicos entre os demais q tem propostas decentes e atuais para o município, o povo precisa abrir os olhos, e largar a mesmisse chegar de promessa mentirosas tanto por parte do grupo Pito como dos furtados. abraço Eduardo Santana, São Luis.

    ResponderExcluir
  7. sou de paraibano so que não voto ai se eu votaci ai votaria no 33 para mudar paraibano

    ResponderExcluir
  8. Bobagem, todos tem direito de querer ser o que quiser, agora chegar de para-quedas e vir falar em renovação...sei nao.

    ResponderExcluir
  9. Estão tao preocupados com uso da sigla PRTB na coligação "paraibano em suas mãos"... Fique despreocupado Bruno pois o povo vota no nome e não em partido. O uso do PRTB não vai ajudar nem prejudicar. Boa sorte. Tenho certeza que ira ter mais voto que o atual prefeito.

    ResponderExcluir
  10. APENAS FOI UM ERRO GRAFICO, AO INVES DE PRB, COLOCAR O T, A NOSSA COLIGAÇÃO TEMOS 12 PARTIDOS, NAO INFLUENCIA EM NADA, ALIAS QUUE É BRUNO MEMSO DISSEM QUE O CANDIDATO OLIVAN RECEBEU UMA PROPOSTA IRRECUSAVEL DO ATUAL PREFEITO( SERÁ SE FOI COM O VICE!!!), O QUE VC DIZ ISSO VICE BRUNO!! DOIS VEREADORES DA SUA COLIÇAÃO JA DEIXARAM VCS A VER NAVIOS E ESTAO COM 0 42, PULA PULA,KKKKK... A META É 300 VOTOS, VAMOS ATRAS DE VOTOS BRUNO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro Henrrique : é por causa de pessoas como vc que não tem se quer a coragem de se identificar q o Maranhão é o pior estado do Brasil, ficar aí tampando o sol com a peneira, se tem uma nova via na política temos é q elogiar, ô seu sem estudo Bruno vcs estão é de Parabéns, contunue assim, pois eu e minha família vamos votar em vcs, agora os sem visões continuaram na taca, por que não são independentes. pedrohenrique82@hotmail.com

      Excluir
  11. PARABÉNS POR VOCÊ BRUNO E OLIVAN TEREM ESSA CORAGEM DE ENFRENTA ESSAS COLIGAÇÕES. COMO DIZ AQUELE VELHO DITADO ENTRANDO COM A CARA E CORAGEM BOA SORTE O MUNICIPIO MERECE PESSOAS COMO VOCÊS PARA CUIDA DELE

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.