CURIOSIDADE: AS 40 MENTIRAS MAIS ACEITAS DA ATUALIDADE

Postado por: Amaury Carneiro
Existem algumas histórias que a gente aprendeu lá no passado e nem se dá conta de que, com a passagem do tempo e a descoberta de novas tecnologias, aquilo pode não corresponder mais a realidade, se tornaram meias verdades, mentiras inteiras. Mas também existem as mentiras convenientes que visam lançar proveito de algum aspecto da mentira,  

 Aqui estão as 40 mentiras mais aceitas na atualidade:

1·  A centopeia têm cem patas? Ao que parece nunca encontraram um exemplar que tenha esse número exato, ainda que possa existir. De fato, a quantidade de patas varia entre 15 e 191 pares.
2·  As avestruzes não enterram sua cabeça ante o perigo. Foi o historiador romano Plinio, o primeiro viajante que viu estes animais, que criou este mito. Mas em realidade, o que fazem não é se ocultar dos intrusos, senão cavar com seus bicos os buracos que servirão de ninhos para seus ovos.
3·  Existem mais de três estados da matéria. Todos aprendemos na escola aquilo de sólido, líquido e gasoso. Mas começaram a invalidar nossas cartilhas quando os cientistas descobriram um quarto: o plasma. Atualmente há quinze estados, somando aos já conhecidos outros de nome retumbante, como perfil de ionosfera, condensado de Bose-Einstein... ainda que alguns deles só foram detectados em condições experimentais extremas.
4·  Em qual país vivem mais tigres de bengala? A Índia parece uma resposta evidente, mas não é correta. Há quase um século, na pátria de Gandhi viviam 40.000 exemplares, mas atualmente só restam 4.700. No entanto, os Estados Unidos converteu-se na nova pátria deste predador, já que uns 12.000 tigres vivem distribuídos entre os zoos públicos e privados.
5·  Marte não é vermelho. Poderia ser marrom, laranja ou amarelo, porque realmente ainda desconhecemos a autêntica cor de sua superfície. O que sim é conhecido é que o aspecto rosáceo que apresenta ao ser visto pelo telescópio se deve à acumulação de pó em sua atmosfera.
6·  Dormir rodeado de plantas não é perigoso. De noite, os vegetais consomem oxigênio e liberam anidrido carbônico, que é prejudicial para a saúde. Mas fazem-no em quantidades tão pequenas que teria que dormir rodeados de uma mata amazônica e em um local hermeticamente selada para que fosse nocivo.

 PARA CONTINUAR  LENDO CLIQUE AQUI 


NoticiasdeParaibanoMa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.