ENTREVISTA COM O EMPRESÁRIO E EX-PREFEITO DE PARAIBANO-MA, ARI FURTADO.

Por- Amaury Carneiro

Senhor Ari Furtado concedendo entrevista ao Professor Amaury Carneiro
Foto: R. Augusto
Em um bate papo descontraído de cerca de uma hora com o editor deste canal de notícias, o  empresário e ex-prefeito de Paraibano-MA, Raimundo Ari Furtado, re­solveu quebrar o  silêncio da família Furtado em relação a corrida pela disputa do comando da prefeitura municipal nas eleições de 2012, que há meses a população esperava um posicionamento da mesma.
. Ari Furtado já foi gestor municipal de 1983 a 1988, e com grande liderança no meio político local,  juntamente com sua esposa e também ex-prefeita Aparecida Furtado apontada pelas pesquisas de opinião como o nome mais forte, na sucessão munici­pal.
  
Nesta pequena entrevista exclusiva para este blog, o senhor Ari Furtado, fala sobre a instalação em Paraibano  de uma TV afiliada da Rede Record, sobre sua reunião que teve em Brasília com os Ministros do Governo Dilma, Senador  Èdson Lobão,  Ministro des Minas e Energia e o Deputado e Ministro do Turismo Gastão Vieira. Além da situação da ex-prefeita Aparecida Furtado, diante da Lei da Ficha Limpa, se ela pode ou não ser candidata à prefeita nas eleições municipais deste ano. Confira. 
Ex-Prefeito Ari Furtado
Amaury Carneiro: SENHOR ARI,  EM PRIMEIRO LUGAR É UM PRAZER FAZER ESTA ENTREVISTA COM VOCÊ; SEI QUE  ESTEVE EM BRASÍLIA RECENTEMENTE, E COMO LÍDER E ARTICULADOR POLÍTICO QUE O SENHOR É,  GOSTARÍAMOS DE SABER SE HOUVE ALGUM ASSUNTO TRATADO  DE INTERESSE DO NOSSO MUNICÍPIO?  E QUAIS FORAM OS ASSUNTOS E COM QUEM O SENHOR  ESTEVE? .
Ari Furtado: Meu caro Amaury, primeiramente gostaria de agradecer pela oportunidade, pelo convite a esse bate-papo, que só venho através deste dizer que seu trabalho é excelente e vem proporcionando  democracia em um meio de comunicação valioso que é a internet.
Com relação a sua pergunta, foi exatamente no dia 07 de abril numa terça- feira quando cheguei no aeroporto de Brasília às 07:30h da manhã e fui recebido pelo meu cunhado Deocleciano Queiroz, às 10:00h da manhã  no qual já tinha agendado audiência com o Ministro de Minas e Energia Senador  Lobão, juntamente com DR. Pedro Galdêncio  e DR. Gil, onde prontamente fomos recebidos no horário agendado e na oportunidade debatemos assuntos diversos, entre eles PROGRAMA LUZ PARA TODOS, onde ele afirmava que o maranhão está num processo de ter garantia de energia em toda residência. Porém entre assuntos  como política e outros, o meu maior propósito foi comunicá-lo sobre o pedido que eu já havia encaminhado e protocolado no ministério das comunicações.
Amaury Carneiro: E QUAL FOI ESSE PEDIDO ?
Ari Furtado: O de serviço de transmissão de televisão para Paraibano -MA, afiliada à RADIO E TELEVISÃO RECORD  S.A – via satélite.
Amaury Carneiro : QUAL A GARANTIA QUE O MINISTRO DE MINAS E ENERGIA EDISON LOBÃO LHE DEU PARA INTALAR ESSA TV AFILIADA DA RECORD AQUI EM NOSSA CIDADE, E QUANDO ACONTECERÁ´ ?
Ari Furtado: O ministro Lobão aplaudio a ideia e garantiu que ia viabilizar o mais rápido possível, pois entendeu a importância desse meio de comunicação para Paraibano -MA.
Amaury Carneiro : COM QUEM MAIS O SENHOR ESTEVE  REUNIDO EM BRASILÍA?
Ari Furtado: No dia 08 de abril estive na residência do DR. Marcus Vinícius Furtado que é secretário geral da OAB- nacional e candidato a presidente da mesma, onde conversamos sobre vários assuntos com destaque nesse momento sobre o nosso município, logo o mesmo se prontificou a  colaborar no que for necessário para ajudar no desenvolvimento da cidade e consequentemente na vida de cada paraibanenses.
Conversei com DR. . Marcus Vinícius Furtado sobre a possibilidade de uma audiência com o Ministro do Turismo Deputado Gastão Vieira,que não estava na programação e  logo em seguida ele contatou com o mesmo garantindo assim no mesmo dia às 19:30h esse encontro.
Amaury Carneiro:  QUAIS ASSUNTOS DE INTERESSE DO NOSSO MUNICÍPIO QUE  O SENHOR TRATOU COM O MINISTRO DO TURISMO, O DEPUTADO GASTÃO VIEIRA?
Ministro Gastão Vieira e Ari Furtado
Ari Furtado:  Entre vários assuntos conversamos sobre política principalmente a respeito de Pastos Bons, São João dos Patos e Paraibano cidades essas que o mesmo é votado. No que se refere ao nosso município eu explicava ao ministro a situação da nossa juventude, que neste momento encontra-se ociosa com poucas opções para o esporte e lazer, de imediato o ministro se prontificou e propôs ao município que viabilizasse um projeto com o propósito de  inclusão desses jovens, pois o Ministério do Turismo disponibiliza um recurso de R$ 1.600,00 ( um milhãoe seiscentos mil )  para essa necessidade que julga muita importante.
Amaury Carneiro:  .  NESSE MOMENTO ALGUNS POLÍTICOS AQUI DE PARAIBANO-MA, JÁ SE DECIDIRAM E HOJE TEMOS TRÊS PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO PARA  DISPUTA ELEITORAL DESTE ANO. GOSTARIA DE SABER QUAL É SUA POSIÇÃO POLÍTICA DIANTE DESSA SITUAÇÃO.
Ari Furtado:  Bem, nós fazemos política sempre através de entendimento e muito diálogo entre lideranças, amigos e o povo em geral,  que é quem decide todo esse processo. Mas, nesse momento me proponho ir em busca da unidade partidária ao entendimento do melhor para Paraibano.
Amaury Carneiro:   SEU ARI SEI QUE O SENHOR É UM HOMEM MUITO OCUPADO, POR ISSO AGRADEÇO POR TER ESCOLHIDO MEU BLOG DE NOTÍCIAS PARA CONCEDER ESTA ENTREVISTA EM PRIMEIRA MÃO, NESSE SENTIDO O SENHOR TAMBÉM  IRÁ A OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ESCLARECER ASSUNTOS PRINCIPALMENTE ENVOLVENDO POLÍTICA LOCAL,  QUE É DE GRANDE INTERRESSE DA POPULAÇÃO NESTE ANO DE ELEIÇÕES?
Ari FurtadoA rádio liberdade já havia me feito um convite, indagando dúvidas nesse sentido e no momento oportuno com maior satisfação irei.
Amaury Carneiro:   AGORA SE SENHOR PUDER DIALOGAR UM POUCO MAIS, GOSTARIA DE FAZER MAIS UMA PERGUNTA .  E É A GRANDE PERGUNTA QUE NÃO QUE CALAR,  “AFINAL SUA ESPOSA  A EX-PREFEITA APARECIDA FURTADO,  ESTÁ IMPEDIDA PELO TSE (Tribunal Superior Eleitoral) PARA SE CANDIDATAR  À PREFEITA OU NÃO?”  É O QUE O POVO QUER SABER.
Ari Furtado: Uma coisa é certa e de já adianto se a Ex- prefeita Aparecida Furtado tiver interesse a pleitear uma pré- candidatura ela pode.

NPM:  E ASSIM  FORAM SUAS PALAVRAS FINAIS, FICANDO PARA UMA OUTRA ENTREVISTA MAIS PRÓXIMO DAS CONVENÇÕES MUNICIPAIS, PARA TRATAR COM MAIOR ABRANGÊNCIA SOBRE ASSUNTOS REFERENTES ÀS ELEIÇÕES DE 2012.
NoticiasdeParaibanoMa.com Edição Amaury Carneiro.

23 comentários:

  1. E AGORA COMO VAI FICAR A CONCORRÊNCIA CONTRA A MULHER? E AÍ PITÓ VAI SEGURÁ A PALVRA

    ResponderExcluir
  2. Pitó, que eu já conheço há muitos anos, muito antes de ser prefeito, já deu sua palavra. E, para ele, palavra tem respeito. Acredito que não existem mais dúvidas acerca de sua candidatura. Agora, sensato seria a ex-Prefeita Aparecida apoiá-lo, tendo em vista sua situação perante a Corte de Contas do Estado do Maranhão. Como é que um(a) prefeito(a), que ganha bem, tem recursos públicos disponíveis, ainda não aprendeu a prestar contas, que é seu dever?
    Lastimável.
    Não é difícil ela conseguir a exclusão de seu nome da lista de gestores irregulares junto ao TCE, até porque o Dr. Marcus Vinicius tem força política para isto.
    Aliás, o motivo da viagem do ex-prefeito Ari Furtado a brasília foi somente este: tratar a inelegibilidade de Aparecida Furtado, não foi nada de "conseguir recursos para Paraibano", ou "a rede Record de Televisão".
    Mas o tempo voa, ex-prefeita, e o povo já não é mais o mesmo.
    Bem ou mal, mesmo não sabendo que é o melhor gestor, a população sabe quem são os piores, e tenho certeza que a senhora, com todo o respeito, não figura como o melhor para Paraibano. Ass, Eleitor Consciente ( o que quase não existe em Paraibano).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, o TCE-MA acusa aparecida, o Ari vai em Brasília, consegue uma brecha na "lei" e todo mundo bate palma e esquecem o principal, os milhões que foram desviados como acusou o TCE do Maranhão, voce deve ser mais uma daquelas da panelhinha sorridente por dinheiro que tinha no governo da Aparecida

      Excluir
    2. não parece que vc conhece tão bem o prefeito Pitó como diz porque de respeito ele não entende é nada "respeito é pra quem se dá e não pra quem se quer!!!!!!!1

      Excluir
  3. Tem muita gente preocupada e incomodada com a possível candidatura de Aparecida Furtado. Isso só vem a demonstrar que caso seja candidata será uma seria postulante a comandar novamente os rumos do Município de Paraibano/MA. O que com a sua história politica e prestigio com certeza será bem melhor que a atual gestão.
    A oportunidade foi dada e diante dos resultados apresentados o povo tem clamado por mudança. E por coincidência ou não seu nome é um dos mais falados por toda a população. Por que será?
    A resposta será obtida em Outubro.
    Desde já espera-se que este pleito corra dentro de sua normalidade e respeitando-se o resultado das urnas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce deve ser mais um daqueles cargos de "confiança" benefiaciado no gorverno da Aparecida que o Pitó manteve no gorverno e que não vota no Pitó apesar de suspostamente estar mamando com uma coordenação e ainda tem a covardia de falar do Pitó, bata na consciência e reflita, porque Deus é quem pode nos julgar, quanto ao povo que voce diz que aclama, deve ser aqueles que imploram por 1kg de carne, 1 bujão de gaz, uma conta de luz para, 10 ou 20 reais, simplesmente o povo que não raciocina entregando os cofres do município nas mão do Bira, que vive alfinetando o Cruz, que pelo menos é empresário, tem de onde tirar antes de ser secretário

      Excluir
  4. é muito glorioso uma pessoa do tamanhao do caráter de Ari Furtado que mesmo a família não estando em exercício de mandato vai em busca de melhoria para Paraibano.... isso sim é que é amor à essa terra,e aos´paraibanenses e por isso e por tudo que já fizeram e sei que irão fazer é que o melhor para Paraibano é vocês mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa de ser idiota e olhe pro passado, viva o presente e pergunte quando um Furtado comprou alguma coisa com o suor de um diploma com excessão da Letícia e do Dr. Francisco que é sério e os próprios furtados não o querem na política, porque sabem que é honesto, justo, trabalhador, chega, Paraibano já passou 22 anos nas mãos do Ari e da Aparecida, Paraibano era pra ser muito melhor, raciocine, é fácil, ou voce é mais um ou uma alienada babona dos furtados

      Excluir
    2. eu so sei que paraibano ta uma desgraça sem futuro,quando era a ex-prefeita a cidade tava melhor,alcontrario de hoje o prefeito ñ si enportar com a nossa cidade ta tudo acabado acabou-se paraibano agora sim pode si ser chamada cidade fantasma o fim do mundo .......

      Excluir
    3. que nada a leticia nao faz nada, é uma pessima profissional, alem do mas, a dona graça implorou para a leda para dar um jeito de passar ela no concurso, pois ela nai teria competencia , mas aquele velho jeitinho brasileiro.

      Excluir
  5. Muitas pessoas não querem pesquisar sobre os candidatos que vão votar, por isso, vão na primeira sugestão que aparece como aquele que mora no bairro, ou que está na placa que está na rua, ou no mais famoso, sem se importar com o histórico de vida dele. Têm ainda os eleitores que se apegam ao fato do candidato arranjar um bom emprego para ele, mas isto não é certo e não agira pensando na coletividade.

    A primeira dica para um voto consciente é sempre estar por dentro do passado, dos valores e do caráter do candidato.

    Caso o nome dele conste em escândalos de corrupção, cassação, renúncia e outras mazelas políticas, é melhor nem arriscar para dar seu voto.

    Mas têm os que possuem uma Ficha Limpa, porém, mesmo assim não são uma boa opção porque não possuem projetos e ideias. Com isso, não há o que apresentar para a nação caso sejam eleitos.

    ResponderExcluir
  6. É TEMPO DE RENOVAÇÃO EM TODOS OS SENTIDOS DE NOSSAS VIDAS, E A CHANCE QUE A POPULACAO DE PARAIBANO TEM DE MUDAR O SEU DESENVOLVIMENTO, SUA CONSTANTE NECESSIDADE DE CRESCIMENTO, NAO PODE VOLTAR OU CAIR NOVAMENTE NO OSTRACISMO DE ELEGER UM POLITICO QUE JA TEVE SUA OPORTUNIDADE DE FAZER MELHORAS NA CIDADE E NAO FEZ, ASSIM FICA A DICA, SOMENTE NO VOTO PODEMOS MUDAR ISSO E ELEGER PESSOAS NOVAS PRA QUE OS VICIOS, AS ARMAÇOES E CONCHAVOS NAO VOLTEM AO COMANDO DE NOSSA CIDADE, BASTA..., FORAM MUITOS ANOS DE SUGAÇÃO, DE ARMAÇÕES QUE DEIXARAM A CIDADE NESSA SITUACÃO ATUAL, VI REPORTAGENS DE NOSSAS ESCOLAS SE DESFAZENDO COM O TEMPO,ESCOLAS QUE É A BASE DE TUDO PRA ESSA GENTE QUE POUCO PASSOU POR ELAS. ENFIM ATE QUANDO???????

    ResponderExcluir
  7. Amaury, apenas uma pergunta ficou faltando ao senhor Ari Furtado: se ele se sente culpado pela grande miséria e dependência que assola Paraibano.

    ResponderExcluir
  8. O tempo voa para todos meu caro amigo, para mim, para você, para Aparecida e para o prefeito, 4 anos já se passaram, o tempo realmente voou, graças a deus, já estamos vivendo o ultimo ano de mandato do Pitó, pessoa boa, de boas intenções, mais de mente curta e que não soube dominar seu rebanho, deixando que fizessem do dinheiro publico farras com bens materiais, aquisição de carros novos, casas grandes e confortáveis, compras de centenas de hectares de terras, investimento maciço em empresas de pessoas ligadas a família dentre outras farras...ficou descarado de mais.

    E outra, se Aparecida Furtado não figurar entre as melhores opções, sinceramente não existe essa pessoa para administrar nossa terra, pois se ela trabalhando como trabalhou por nossa cidade não for uma boa opção então essa opção não existe, pois se você der uma volta saberá que de cada 10 construções publicas 9 foram feitas na administração dela, e não é por que ela foi prefeita por 3 x não, pois dos últimos 20 anos ela esteve 8 anos fora da prefeitura, e mesmo assim quase não vemos obras dos outros prefeitos, que diga-se de passagem, que foram eleitos pela ajuda família Furtado e tiveram suas oportunidades, mais o povo tirava e pedia a mulher de volta...fazer o que ne? Quem viver verá o próximo outubro de 2012.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, em parte, com você. Não sou partidário nem de "a", nem de "b". Mas vejamos a situação sob a ótica política. A ex-prefeita Aparecida mantem 2(duas) prestações de contas desaprovadas perante o TCE/MA, correndo o risco (sério!) de ser incluída como inelegível junto ao TRE/MA, e consequentemente ao TSE. Isso é um fato, e já demonstra muito para a população de Paraibano. Demonstra o que? É este gestor irresponsável que, apesar de FAZER, não consegue fazer "bater" as contas públicas de sua administração, que é um direito do cidadão e dever do administrador? É a mesma coisa do político "rouba mas faz".
      Até onde sei as acusações ao atual prefeito não passam de acusações sem provas. (até onde sei).
      Diante disto, com base na situação real palpável, já sabemos que a melhor opção política para candidato do grupo furtado/pitó é, inegavelmente, o atual prefeito Sebastião.
      Acredito que o povo não votará em um candidato "ficha suja" que futuramente terá seu mandato cassado por isso.
      É meu ponto de vista, e tenho certeza que prevalecerá o bom senso na escolha. E se não prevalecer, num atual embate entre Pitó x Furtados, sem sobra de dúvidas teremos um bom combate!
      Um abraço. =)

      Excluir
    2. Voce chega a ser medíocre e se declarar incapaz, pense no teu próprio nome seu hipócrita, os furtados não são inocentes e muito menos deuses, aposte num paraibanense seu medíocre, os furtados nunca ganharam dinheiro com o próprio suor alem daquele de assinar cheques e fazer saques nas contas da prefeitura

      Excluir
  9. COM FÉ EM DEUS.. NÃO VEJO A HORA DE CHEGAR EM OUTUBRO PARA CONFIRMAR A VOLTA DE APARECIDA FURTADO NO COMANDO DA PREFEITURA MUNICIPAL.. E TIRAR ALGUNS ZELADORES (AS) DE CARGOS DE ALTO ESCALÃO.. E VOLTA-LOS PARA SUA ÁREA DE ORIGEM.. QUE É O DE LIMPAR O CHÃO.. QUE É SEU REAL CARGO DE ORIGEM....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teu discurso tá a cara do Bira,Bira Ferro ou seria Bira Furtado, porque tem vários Biras em Paraibano, tipo, os de boa índole, com o Bira da Rádio, o Bira Garimpêiro, o Bira-jane, Birão da "Aparecida" da loja de roupa, como eu disse, teu discurso tá igual o do Bira Ferro-Furtado doido pra voltar ao poder, como o Bira tem uma casa excelente, uma hilux, um cordão de mais de 6 mil reais, dinheiro em espécie, ilha, moto e outros bens se ele é apenas um concursado municipal onde o maoir salário é o de um médico segundo o edital do último concurso, um médico em Paraibano anda é longe de ter o patrimônio pessoal do Bira, fora o que ele futuramente vai herdar dos furtados pelos 2 filhos que tem pra insatisfação do Ari Filho que a Poliana já tratou de ter 3 herdeiros, te cuida Bira, pra finalizar, subir de zelador pra um cargo melhor com humildade não é desonrra não, até porque não vejo nenhum zelador ou zeladora com alto padrão de vida em Paraibano, é muito ~e mérito conquistado subir na vida, voce que fez esse comentário tem mente pequena torcendo pro insucesso das pessoas humildes e pelo outro lado torce pros que já tem demais voltar e continuar, voce é inbecil demais...

      Excluir
  10. Esse anomino ai pecou muito em seu comentário...Fala da riquesa do pito...dos carros..das casas...e os Furtados...n conta tb.... suas casas...seus carros...posto de gasolina...etc..etc...etc...tudo fruto de dinheiro publico...prova disso é seu nome ter saido na lista de politico de nome sujo....afffff.....eita povo cegooooo...!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo voce como a única pessoa sensata nessas postagens em relação aos furtados, parabéns, concordo com voce

      Excluir
  11. O POVO FALA TANTO EM CORRUPÇÃO, POLÍTICOS CORRUPTOS... TÁ AÍ UMA AMOSTRA AOS NOSSOS OLHOS, A EX-PREFEITA APARECIDA FURTADO. O MÍNIMO QUE UM POLÍTICO DEVE FAZER É CUMPRIR COM SUA PRESTAÇÃO DE CONTAS, JÁ QUE HÁ TANTOS BENEFÍCIOS. MAS CADÊ? ELE ESTÁ TENTANDO SE LIMPAR DE QUALQUER FORMA,E AINDA HÁ PESSOAS DESINFORMADAS QUE VOTAM, OU AS INFORMADAS QUE ACABAM PREJUDICANDO A SI, VOTANDO EM UMA PESSOA QUE PASSA DE CORRUPTA, PORQUE ISSO É UMA FALTA DE VERGONHA. VAMOS ACORDAR! PARAIBANO QUER MUDANÇA!

    ResponderExcluir
  12. eita que a pitosada ta um desespero só. disem ser tao honestos, que os furtados sao isso e aquilo,,mais so agora que vcs viram isso?o povo nao é besta nao esses comentarios nao vao fazer dona aparecida deixar de ser eleita nao o povo quer ela de novo e se conformem parem de tanto chorar ok...

    ResponderExcluir
  13. POVO DO INTERIOR DE PA30 de maio de 2012 às 12:59

    O ARI MAQUIAVELICO DEVE TA DESESEPERADO NÉH VC SABE MUITO BEM QUE VCS FURTADOS SO TEM VOTO NA CIDADE E SÃO POUCOS. AGORA NOSSO AMIGO PITÓ ALEM DE TER MUITOS VOTOS NA CIDADE O PITÓ GANHA TODOS OS INTERIORES TBM PITÓ A MAIORIA DOS INTERIORES ESTÃO COM VC VAI EN FRENTE!!!!VC VAI GANHA ESTA GUERRA....

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.