PRODUTORES DA REGIÃO SUL DO MARANHÃO JÁ PLANTARAM 70% DA ÁREA DE SOJA

Amaury Carneiro
Cerca de 70% do plantio de soja da safra 2011/2012 já foi realizado por produtores de 11 municípios, que concentram cerca de 94% da produção total de soja no estado. A previsão é de que o plantio, numa área de aproximadamente 535 mil hectares, seja concluído no dia 15 de dezembro.

Campo de soja em Balsas-MA
 Os municípios produtores de soja na Região Sul do Maranhão são Alto Parnaíba, Tasso Fragoso, Balsas, Riachão, Carolina, Fortaleza dos Nogueiras, São Raimundo das Mangabeiras, Loreto, Sambaíba, São Domingos do Azeitão e Pastos Bons.

Como no Maranhão o início das chuvas é diferente nas suas diversas regiões, em Grajaú e Barra do Corda, municípios localizados no centro maranhense, apenas 5% da área foi plantada. Já a Região do Baixo Parnaíba, que prevê uma área de produção de 50 mil hectares, deve iniciar o plantio a partir do dia 10 de janeiro de 2012.

Este ano, o Maranhão registrou uma safra recorde de soja, com 1.570.923 toneladas do grão. “Foram colhidos 3,2 milhões de toneladas dos principais produtos agrícolas do Maranhão, que são arroz, milho, feijão, algodão e soja”, informou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo. “Esse número representa um crescimento percentual de 22,31%, comparado a safra 2009/2010, quando foram colhidas 2,4 milhões de toneladas” ressaltou o secretário estadual.

Crescimento
De acordo com o Grupo de Coordenação e Estatísticas do IBGE, o algodão foi a cultura que registrou o maior índice de aumento da produção com relação à safra do ano passado, com 43,29% (61.412 toneladas) e aumento de 28,59% na área plantada. O aumento da produção de soja foi de 18,83% (1.570.923 toneladas), de milho 20% (639.884 toneladas) e de arroz, 19,98% (707.846 toneladas).

Cláudio Azevedo avalia que o aumento da produção é uma resposta do produtor aos estímulos do mercado agrícola e do Governo do Estado. “Nossos produtores rurais maranhenses estão investindo continuamente em pesquisa para melhoramento de sementes e na inserção de tecnologias, o que reflete diretamente no aumento da produtividade”, avaliou o secretário da Sagrima.

O produtor de grãos em Balsas, Idone Luiz Grolli, afirmou que, em relação aos preços praticados no mercado, a saca de soja – que pesa 60 quilos – foi vendida, há cerca de 60 dias, por U$ 60.00, porém, o valor atual é de U$ 19.00. “Nossa expectativa é de garantir preços melhores no próximo ano e um dos fatores para que isto ocorra é o fenômeno La Niña, que pode provocar seca em estados como Santa Catarina e Paraná, além de outros países da América do Sul, como é o caso do Uruguai e da Argentina”, disse Idone Grolli.


Fonte: www.ma.gov.br
NotíciasdeParaibanoMa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.