ENTREVISTA COM O MÉDICO, HELDER FRANÇA.

Amaury Carneiro

EM UMA CONVERSA TRANQUILA E DESCONTRAÍDA, DR. HELDER FALOU DE TUDO, SUA VINDA A PARAIBANO, SUA SAÍDA, SAÚDE, EDUCAÇÃO, POLÍTICA, ACIDENTES DE TRÂNSITOS, ATUAL ADMINISTRAÇÃO, COLIGAÇÃO INDEPENDENTE NAS ELEIÇÕES DO ANO QUE VEM E MUITO MAIS, CONFIRA.

Helder França - Médico

Amaury Carneiro: Como você conheceu e como foi sua vinda à cidade de Paraibano?
Dr. Helder: Cheguei em Paraibano no dia 1º de Maio de 1995, dia do trabalho, no primeiro mandato da ex-prefeita Aparecida Furtado, e vice prefeito José Rodrigues (Dr. Zequinha); que foi realmente quem me trouxe para cá. Eu já o conhecia de Teresina, onde trabalhava, eu sou de Teresina e estava morando na época na cidade de Codó-MA, terra da minha esposa. Quando eu conheci o José Rodrigues, ele era diretor do Hospital Getúlio Vargas, a gente se cruzava com muita freqüência, e ele soube que eu estava no Maranhão, e me fez o convite para vir para cidade dele, na qual ele era vice-prefeito, me fez uma proposta de trabalho, vim conhecer a cidade gostei e fiquei.
Trabalhei então de 1995 a 1997, quando nasceu o meu segundo filho, um mês depois voltei para Teresina-PI; pois tinha sido aprovado em um concurso público para prefeitura daquela cidade. Passei lá 3 anos. Aí recebi uma outra proposta da ex-prefeita Aparacida Furtado e do seu esposo Ari,  aceitei e retornei à Paraibano e fiquei de 2000 até 2007.
Amaury Carneiro: Qual a sua avaliação sobre a cidade de Paraibano, desde o primeiro momento em que você chegou até os dias atuais.
Dr. Helder : Houve uma mudança absolutamente positiva, mas quando eu cheguei eu vim naquela época por Peritoró-MA, muito longe por sinal, quando entrei na cidade vi que não tinha pavimentação asfáltica, e antes de chegar na cidade passando pela serra negra, pra mim foi uma surpresa, pois o motorista que vinha conosco disse.

Dr Helder e Profº Amaury

- chegamos em Paraibano, brincando. Aí eu disse;
- Meu Deus do céu onde eu vou morar é o fim do mundo.
 Mas quando chegamos de fato em Paraibano  vi que era uma cidade muito acanhada, muito pequena, confesso que fiquei realmente assustado no princípio, mas aos poucos fui me soltando, e vi a grandiosidade dos corações das pessoas que é maior que a cidade, e isso é mais importante. Fui gostando e hoje adoro Paraibano sou cidadão paraibanense, pois recebi o título de cidadão, e fiquei muito grato por isso.
Eu vi as mudanças significativas que ocorreu durante esses anos, mais ainda vejo inúmeras falhas em coisa que podia está bem melhores mais não estão, no mais a cidade melhorou imensamente não podemos negar.

Vista parcial de Paraibao-MA

Amaury Carneiro: Qual o motivo da sua saída de Paraibano em 2007, foi questão salarial, ou política, ou foi por outros motivos? 
Dr. Helder: Não foi unicamente questão salarial, nem política, na realidade casou uma série de fatores, houve alguns desgastes políticos realmente; eu sou uma pessoa muito comunicativa extrovertida, e as vezes até de mais, eu reconheço. E cheguei  ao ponto de incomodar, porque em uma cidade onde aparece só uma pessoa, e quando vem outra e começa a se sobressair seja de que forma for, incomoda, eu acredito que incomodei; mas não foi o ponto crucial para eu ir embora, o motivo principal da minha partida foi o fato deu ter sido aprovado ao mesmo tempo em  três concursos públicos isto foi muito importante. Eu fui o 1º colocado em dois deles, porém dos três concursos só fui chamado imediatamente em dois, para Eletrobras em Teresina-PI e para o SAMU de Floriano-PI.
Amaury Carneiro:  Atualmente onde você trabalha ?
Dr. Helder: Hoje graças a Deus conseguir me estabilizar em Teresina, não trabalho mais em outra cidade e só trabalho de  segunda a sexta-feira, não trabalho nos finais de semana. Faço plantão no Hospital de Urgência de Teresina, onde de vez em quando encontro alguns pacientes de Paraibano. Hoje trabalho para Eletrobrás e para prefeitura de Teresina ambos concursados  e estou muito feliz.
A noite sou empresário, minha mãe tem uma escola particular com mais de 1.200 alunos. Na minha família somos 4 irmãos, dois na frente da escola, eu sou um deles, fico na direção do colégio.
Amaury Carneiro: Percebeu-se na última eleição para Presidente, Governador, Senador, Deputados Federais e Estaduais no ano passado, um empenho maior por sua parte dentro da campanha, você tem alguma pretensão a um cargo eletivo em Paraibano nas próximas eleições municipais ?
Dr. Helder: Hoje  estou nos bastidores querendo participar ativamente das mudanças da atual conjuntura política social da cidade, acho que Paraibano e os paraibanenses merecem uma atenção maior, não que não estão tendo, mas merecem muito mais e se a gente puder fazer, se eu puder fazer, de alguma forma eu quero estar preparado para poder fazer. Falar que eu vou ser político, candidato a vereador, ou se eu estou disposto a ser um candidato a prefeito, é difícil porque eu teria que me desligar de tudo que conquistei, com meu próprio esforço em Teresina, conquistei minha estabilidade junto a minha família; mas eu penso muito no bem coletivo, no bem para Paraibano, por que eu gosto desta cidade, eu gostaria até de vir mais vezes aqui, mas não posso por causa do meu emprego.
Amaury Carneiro : Então há uma possibilidade de sair candidato ?
Dr. Helder: Não posso dizer que vou fechar as portas para qualquer possibilidade, por que sou uma pessoa que sempre tive uma visão á frente, sempre pensei no melhor para Paraibano e para a população, então não posso agora lhe dizer que estou aqui apenas de passagem, pois eu quero fazer história, inclusive eu acho que já tenho uma certa história aqui, as pessoas me reconhecem e eu quero de alguma forma poder ajudar, contribuindo na indicação de uma pessoa ou na manutenção de outra, o que quer que seja, mais eu quero participar ativamente do processo eleitoral político administrativo de Paraibano.
Amaury Carneiro:  Hoje você é uma pessoa que tem amizades de ambas as partes políticas de Paraibano, situação e oposição “Leão e Jacaré”, então caso haja um apoio de um dos lados para você sair como candidato a prefeito nas eleições do ano que vem, você aceitaria ?!
Dr. Helder: Confesso que ficaria tentado, como já lhe disse quero participar, por que hoje eu vejo a responsabilidade muito grande de um prefeito, alias sempre foi grande mas hoje a vigilância, a cobrança  a transparência tá sendo muito maior, por conta disso quando você faz as necessária aliança você fica até refém de várias formas dessas alianças, pois  hoje ninguém te oferece nada sem for em troca de alguma coisa e isto é uma grande desvantagem, a vantagem hoje é que tá tendo o acerto de conta, a contabilidade,  a lei de responsabilidade fiscal e isto foi um ponto que veio nortear pro rumo da transparência, do fazer correto de aplicar os recursos de forma devida, isso fez a começar a diminuir os possíveis desvio de verbas públicas e isto é uma forma de ajudar muito a população a fazer cobranças. E também com a nova lei que é a ficha limpa ou melhor “ficha suja”, começou a mostrar a verdadeira face do mau gestor. Volto a repetir quero muito participar ativamente não sei  se como candidato majoritário ou vereador, não posso descartar a possibilidade no futuro, pois eu tenho que pensar também grande para poder ajudar,  se a população entender que  assim é, eu não posso descarta a possibilidade mais hoje eu diria que não, mas vou participar ativamente.

POR SER MUITO GRANDE, A ENTREVISTA FOI DIVIDIDA EM DUAS PARTES, A 2ª PUBLICAREI NOS PRÓXIMOS DIAS. ONDE ELE FALARÁ SOBRE A ATUAL ADMINISTRAÇÃO, ACIDENTES DE TRÂNSITO E COLIGAÇÃO INDEPENDENTE NAS ELEIÇÕES DO PRÓXIMO ANO. AGUARDEM.

EDIÇÃO, PROFESSOR AMAURY CARNEIRO

Noticiasdeparaibanoma.com

2 comentários:

  1. eu acho caro reporte que o povo de paraibano tem mudar amente porque a nossa cidade nao pertence a esses candidos sim a populaçao pessoas que contribuiram pelo desenvolvimento da cidade foram esquecido um ex meu pai dario reis

    ResponderExcluir
  2. QUEM VAI SER O CANDIDATO INDICADO PELA APARECIDA FURTADO? POIS PELO Q SEI ELA NÃO PODE SER CANDIDATA. CONTAS RE-PRO-VA-DAS,FICHA SUJA.ELA, ENOQUE MOTA EM PB, DR CELSO EM SJP E PEDRO ABRÃO MIRADOR. PELO JEITO: JÁ ERAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.............

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.