ENTREVISTA COM O PADRE RAIMUNDO ALVES, DA PARÓQUIA DE PARAIBANO

Amaury Carneiro

Padre Raimundo Alves e Coroinhas
Profº. Amaury Carneiro e Padre Raimundo Alves


 Raimundo Alves do Nascimento, 44 anos, 3 pós-graduações no currículo, natural da cidade de Barra do Corda-MA. Vem transformando a Igreja Católica em Paraibano-MA, com seu jeito simples, inovador e solidário, está  atraindo muitos fieis,  pois estavam em baixa há alguns anos. Em entrevista concedida ao Professor Amaury Carneiro, o padre conta tudo sobre sua vida desde a infância até os dias atuais; como foi sua adolescência, como ingressou na vida religiosa e como está realizando seu trabalho como pároco em nossa cidade.

Amaury Carneiro:  Padre como surgiu seu interesse, sua vocação pela vida religiosa ?
Padre R.A :  Foi uma descoberta que  fui fazendo ao longo da minha caminhada, quando criança no seio da minha família, vivendo a experiência de oração. Eu sou de uma família muito católica e fui incentivado pela minha família, meus amigos e também pelos  padres franciscanos, pois eu convivia com eles desde os 7 anos de idade  lá em Barra do Corda. Eu acho que essa convivência foi me levando a fazer essa descoberta pra chegar onde eu cheguei,  para ser padre diocesano que teve início na diocese de Balsas-MA.
Amaury Carneiro: Onde aconteceu sua Ordenação Sacerdotal ?
Padre R.A :  Eu fui ordenado na Paróquia de Sambaíba-MA na diocese de Balsas-MA.
Amaury Carneiro:  Quem era o jovem Raimundo Alves, antes de se converter para a vida religiosa como diocesano ?
Padre R.A : Eu fui sempre um jovem muito simples de uma comunidade humilde e um seio familiar também muito simples, e vivi como qualquer outro jovem daquela idade, brincando, me divertindo, indo a festas normalmente e a descoberta foi nascendo, surgindo lentamente e foi Deus que  me chamou, me impulsionou e sem perceber  já estava envolvido nesta vida. As festas, as “baladas”, os namoros como eu gostava tanto lá em Barra do Corda, durante os meus 15 anos foram ficando para trás, eu me sentia mais atraído pela vida religiosa.
Amaury Carneiro:  Quais as Paróquias onde já trabalhou como sacerdote, antes de vir à paróquia de Paraibano-MA ?.
Padre R.A :  Eu já estive em diversas paróquias. Logo que fui ordenado eu fiquei na paróquia de Balsas-MA, trabalhando num seminário menor, em seguida fui encaminhado pelo meu Bispo- naquela época Dom Franco Marcedote- a Pastos Bons –MA,  e fiquei  atendendo Pastos Bons – MA e Nova Iorque-MA. Lá morava com os padres combonianos, onde aprendi a viver meu sacerdote, depois surgiu a paróquia de São Domingos do Azeitão-MA,  onde fui morar e fiquei 4 anos por lá, depois dos 4 anos em São Domingos eu fui fazer uma experiência em Belo Horizonte,  Capital do Estado de Minas Gerais, onde fui aprofundar meus estudos fiz Teologia Pastoral, Psicologia das Relações Humanas, três pós-graduações, inclusive na área de Psicopedagogia, estudei um ano na PUC de minas, fiz cursos na Fundasinos, depois disso fui convidado para trabalhar na paróquia de São Felix de Varoar na cidade de São Felix do Balsa –MA, onde eu fiquei por 8 anos como pároco trabalhando naquela comunidade pequena e simples.
Amaury Carneiro:  Aqui em Paraibano a Igreja Católica teve uma grande queda em número de fieis na última década, porém percebe-se que houve uma mudança nos últimos dois anos, e os fieis católicos aumentaram significativamente, a que se deve esse retorno ?
Padre R.A:  Nós estamos vivendo um período de secularização muito grande, principalmente por parte da mídia que tá divulgando muito esta idéia, e nesse período nós estamos vivendo  de fato um grande deserto para as pessoas que não se encontrão religiosamente, estão buscando respostas para suas indagações, seus questionamentos, as vezes buscam refúgios geralmente em outras ceitas e filosofias de vida, e não estão se encontrando lá também. Quanto aos católicos houve também uma grande desmotivação em relação a própria igreja  por conta da descrença, das necessidades urgentes de transformações,  por que a igreja católica é muito firme nos seus valores, nos seus dógmas e hoje o mundo apresenta valores diferentes. Para nós católicos, esses valores vão contra nossa doutrina, e acredita-se que a secularização influenciou e tem influenciado muito mais do que outros aspectos.

Capela Nossa S. de Fátima, rua do Campo

                Agora nesse ano e meio  que estou aqui em Paraibano  tenho percebido um avanço considerável em nossa religião. É um fenômeno também  que está acontecendo em outras paróquias da nossa diocese, acredito que as transferências  de alguns padres foram importante para essa mudança, por que o povo brasileiro é curioso e gosta de coisas novas e quando chega um padre novo numa cidade pequena, os fieis querem conhecer saber como é o seu trabalho. Eu por exemplo trabalho com esse meu jeito simples, gosto de está no meio do povo, me colocado sobre tudo à disposição de todos, tenho tentado resolver os problemas de alguns pelo lado espiritual, acredito que isto tudo tem feito com que o nosso povo tem se aproximado mais da Igreja Católica da nossa religião graças a Deus; e graças a Deus nossa igreja está praticamente lotada todos os domingos são quatro missas  e todas estão sendo bem freqüentadas pelos fieis.
Amaury Carneiro: O Senhor fez um projeto para reformar e ampliar a Igreja Matriz e também reformar algumas capelas nos  bairros. Esses recurso são dá própria igreja e comunidade local, ou tem ajuda também da diocese ou de outras instituições?

Igreja Matriz

Igreja São Sebastião

Padre R.A  : Nós temos feito tudo com recursos próprios e com doações da comunidade local, não recebemos nada de fora e nem da diocese,  nem do exterior. Nas reformas das capelas e da Matriz nós fizemos campanhas de arrecadação de materiais de construção, e recebemos também quantias em dinheiro. Graças a Deus o povo de Paraibano tem contribuído em peso nessa missão, por que a igreja não é só o povo; a igreja pedra,   tem que ser aconchegante para receber seus fieis nas  celebrações eucarísticas e nos momentos de orações.
Amaury Carneiro:  Na sua  opinião qual a importância dos meios de comunicação para Igreja nos dias de hoje ?
Padre R.A : É fundamental para nossa evangelização. A igreja ultimamente tem utilizado esses meios: rádios, televisão e internet para divulgar seus trabalhos em quase todo o mundo. Logo o Papa Bento XVI tem pedido muito para os padres utilizarem esses meios para divulgar o nosso trabalho, levando a palavra de Deus evangelizando as pessoas. E a igreja de Paraibano não poderia ficar de fora. Já temos um blog que em breve vai está com muitas notícias sobre os eventos realizados pela paróquia. E os demais blogs dos fieis católicos da cidade tem ajudado a divulgar nosso trabalho; isso é muito bom para construirmos um mundo mais fraterno e justo. Portanto nós só temos a agradecer.
Amaury Carneiro : Para finalizar, deixe sua mensagem para os internautas e para toda a comunidade.
Padre R.A : Nesse momento que estamos vivendo em um mundo agitado de descrença, precisamos de fé e esperança. Eu quero dizer a todos que é tempo de graça, é tempo de paz não basta aumentar somente a nossa fé, temos que pedir a mãe de Jesus Cristo, que é nossa Senhora do Perpetuo Socorro, que sempre intercede junto ao nosso Senhor,  suplicando a ele que olhe a todos os seus filhos e irmãos generosamente e faça com que esse mundo seja melhor  e que nossa paróquia possa se enriquecer mais com a benção do céu.
A todos os paroquianos, força e paz para caminharmos juntos em direção a uma vida melhor.
Noticiasdeparaibanoma.com

4 comentários:

  1. poxa....muito legal essa entrevista, verdadeiramente o padre Raimundo esta mudando a paroquia de Paraibano para melhor, seu trabalho esta ajudando a todos, agora é só pedirmos a Deus que derrame bençãos sobre este nossa Padre, mais também contribuirmos, para ajudar ele em seus trabalho. ele é o nosso padre Arquiteto, pare Pop, padre pedreiro, padre Padre, de tudo um pouco. Realmente a presença do padre Raimundo é de muita alegria para todos nós.. vamos la padre Raimundo !!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a reportagem!

    Morei em Paraibano ano passado com o Pe. Raimundo e posso comprovar que ele está fazendo um trabalho muito bonito na Paróquia de Paraibano e em todas as paróquias por onde ele passou.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. ee d+ esse padre foii o padre que mudo a paroquia de paraibano mudou a vida do povo de paraibano...meu nome e fabio sou coroinha mais eu não ia a igreja mais quando eu conhesi o padre ele mudouu a minha vida ele e como o meu papae ele e tudo quem olhar bem para ele vai dizer que ele e um padre melho que ja veiii aqui ele e minha familiaa nos coroinha temos um pai que gosta de ricos de pobre e de nesesitados que ama o povo de paraibano essse honem e o pAdre Raimumdo o padre que mudou a irgreja catolica o padre que mudou dodas as paroquias por onde pasol deixou sua assimnatura deus e muito bom por ter mandado esse padre para muda a paroquia de paraibano o brigado meu deus...que esse padre seja senpre assim...asinado:fabio neuton samuel bruno vinicio e todos os coroinhas...parabens pe. raimumdo

    ResponderExcluir
  4. zezeamageany36@hotmail.com22 de agosto de 2011 às 13:20

    padre raimundo e d + paraibano estar bem melhor depois de sua chegada parabens conte comigo abrç

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.