sexta-feira, 3 de junho de 2011

MAIS UM PREFEITO CASSADO NO MARANHÃO.

Jornal PequenoAdaptação : NoticiasdeParaibano -MA
A prefeita Glorismar Rosa Venâncio, a Bia Venâncio, e pelo menos quatro ex-prefeitos aparecem como demandados em 30 atos de improbidade administrativa em Paço do Lumiar município localizado na Ilha de São Luis. A relação dos processos analisados e sua posição atual foi divulgada ontem quinta-feira, 2, no encerramento do "Pauta Zero" na 1ª Vara da comarca - projeto de iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça.

Mábenes Fonseca, Wanderley Ribeiro, Gilberto Aroso e Amadeu Aroso Neto são ex-gestores municipais que respondem a processos por improbidade administrativa. De acordo com a lista - onde também aparecem os nomes de Alderico Campos, José Francisco Gomes Neto e Raimundo Borges - dezesseis processos tiveram inicial recebida, com próximo passo na citação dos implicados.

Bia Venância é a citada isoladamente em cinco dos 30 processos. Duas ações sentenciadas resultaram nessa quarta-feira, 1º, no seu afastamento imediato do cargo, seguida de posse do vice-prefeito Raimundo Filho, e exoneração de parentes da gestora, até o terceiro grau, que ocupavam cargos em comissão na prefeitura.
Juízes do "Pauta Zero" justificaram as duas decisões com fundamento em duas ações civis públicas de autoria do Ministério Público estadual contra atos de improbidade administrativa praticados pela prefeita.

Fraude e nepotismo

As duas ações que resultaram no afastamento de Bia Venâncio do cargo têm o MPE como autor. No Processo nº 1535-12.2010.8.10.0049 é responsabilizada por fraude na prestação de contas da Secretaria Municipal de Educação. Alexandre Santos Costa, ex-coordenador da prefeitura detectou irregularidades em procedimentos licitatórios realizados pela Secretaria Municipal de Educação, e que resultaram em prejuízo superior a R$ 16 milhões.

Costa, que denunciou o esquema e viria a ter rubrica falsificada em documentos, se demitiu do cargo ao verificar que a prefeita não cumpriria promessa de fazer "reparos" na documentação e pagamentos.

O Processo nº 637.96.2010.8.10.0049 trata de Ação Civil Pública com pedido de antecipação de tutela. Segundo o MPE, a prefeita afastada nomeou para o exercício de cargos em comissão oito parentes até terceiro grau, e também dos vereadores Francisco Pereira Filho, Raimundo Pedro Silva e Orlete Mafra a
decisão é extensiva ao vice-prefeito e vereadores. Bia Venâncio tem 15 dias para contestar as duas ações, sob pena de revelia e confissão dos atos atribuídos a ela.

 Opinião -  NoticiasdeParaibano -MA
      O  Maranhão é o Estado com o maior número de prefeitos cassados no País segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Isto é uma vergonha .
      Isso acontece por que a grande maioria dos prefeitos são corruptos, e fazem das prefeituras uma extensão de suas casas, usufruindo exageradamente e desviando dinheiro público para aumentar seu patrimônio, causando um efeito nefasto principalmente entre a população menos favorecida, e aos cofres públicos. Dinheiro que deveria ser aplicado em políticas públicas para benefício do povo, e aí sim o nosso Estado não seria recheado de pessoas analfabetas,  pobres e miseráveis, infelizmente. Amaury Carneiro.
Foto- Google Lixão Maranhense


    

Um comentário:

  1. Será que ninguem vai fazer nada sobre o piso nacional dos professores gente isso é uma vergonha,nossos vereadores kd eles vamos deixar a nossa educação ficar assim mesmo a pior da região com esse salário não da para a gente se reciclar para aprimorar nossos conheçimentos para repassar para os nossos aluno gente isso é inedito em nosso Paraibano uma cidade que era tão boa agora tão ruim em tudo principalmente na educação e na saúde que sãoas duas mais importantes para termos uma cidade prospera e alegre kd o lazer de paraibano onde estár a diversão para os jovens gente vamos botat a mão na conciência e ver como estár a nossa cidade a eleição tá logo ai por favor vejam olhem e reflitam!!abraço Professores de Paraibano!!!

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.