Roseana entrega à Petrobras licença de Instalação para construção da Refinaria



 (NoticiasdeParaibanoMa.com)
  Jornal Pequeno-MA
A governadora Roseana Sarney entregou ao gerente geral de Implantação da Refinaria Premium I, Fernando Martinez, a Licença de Instalação (LI) para construção do empreendimento da Petrobras. O documento, emitido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), foi entregue ontem, no Palácio dos Leões. “Temos pressa para que o cronograma da obra seja devidamente cumprido”, declarou a governadora.
O evento contou com a presença do gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Wilson Vieira, e do gerente de Relações Externas, Rogério Ferreira, ambos da Refinaria Premium I. E, ainda, dos secretários estaduais de Indústria e Comércio, Maurício Macedo; Meio Ambiente, Victor Mendes; Minas e Energia, Ricardo Guterres; e de Ciência e Tecnologia, João Bernardo Bringel.
“Esse documento é um marco importante para o cumprimento do cronograma da obra, estabelecido pela Petrobras”, explicou Fernando Martinez. Ele revelou que a partir de julho, após o período de chuvas, os trabalhos serão intensificados no canteiro de obras, funcionando nos três turnos. Até 2013, serão realizadas as obras de terraplanagem, drenagem e acessos. Depois, seguem os serviços de fundações, construção civil, montagem eletromecânica e, no final, a operacionalização, previsto para dezembro de 2014.
A Refinaria Premium I, projeto orçado em US$ 40 bilhões, está sendo implantada pela Petrobras no município de Bacabeira, a 60 km de São Luís. Na primeira fase, em 2014, terá capacidade para processar 300 mil barris/dia, até atingir 600 mil barris/dia, em 2016, sendo a produção dividida em GLP (gás de cozinha), Nafta, Bunker, Coque, Querosene de aviação (QAV) e Diesel.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Victor Mendes, a Licença de Instalação foi concedida após cumprir todos os estudos de impacto ambiental que a legislação exige. “Não foi uma tarefa difícil, mas foi bom ter a Petrobras como parceria, pois a empresa também trabalha de acordo com a legislação”, destacou.
O secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, afirmou que a refinaria vai mudar a realidade da região de Bacabeira e o governo tem trabalhado para que o município esteja estruturado para receber o empreendimento. “A Petrobras possui um programa de qualificação de mão de obra, o Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), em fase de realização que pretende qualificar 25 mil pessoas; enquanto o Governo do Estado investe no Maranhão Profissional, mais abrangente, visando atender a todas as iniciativas”, observou Macedo.
Ele anunciou ainda, que o processo de licitação para as obras de ampliação da BR-135, trecho entre São Luís e Bacabeira já foi lançado, o que deve beneficiar parte da infraestrutura do empreendimento. “A rodovia é federal, mas é de interesse do governo estadual, pois a obra trará muitos benefícios. Esperamos que a ampliação chegue ao município de Miranda do Norte”, apontou.

NoticiasdeParaibanoMa.com

Um comentário:

  1. Meu testemunho Olá a todos. Estou aqui para testemunhar como obtive meu empréstimo do Sr. Benjamin, depois de me candidatar várias vezes a vários credores que prometeram ajudar, mas nunca me deram o empréstimo. Até que um amigo meu me apresentei ao Sr.Benjamin Lee prometeu me ajudar e, de fato, ele fez o que prometeu sem qualquer forma de atraso. Nunca pensei que ainda houvesse credores confiáveis até conhecer o Sr. Benjamin Lee, que de fato ajudou com o empréstimo e mudou minha crença. Não sei se você precisa de um empréstimo genuíno e urgente. Entre em contato com o Sr. Benjamin via WhatsApp + 1-989-394-3740 e seu e-mail: lfdsloans@outlook.com obrigado.

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.