PARAIBANO-MA REALIZOU A 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE



NoticiasdeParaibanoMa.com
COM O TEMA O SUS EM PARAIBANO CONSTRUINDO NOVAS PRÁTICAS DE ATENÇÃO À SAÚDE”. A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Prefeitura Municipal realizou ontem 25/05 no Salão Paroquial Irmã Gema Rover, mais uma conferência para debater temas ligados ao SUS (Sistema Único de Saúde), Políticas de Saúde na Seguridade Social Segundo os Princípios de Integridade, Universalidade e Equidade e Construindo um Novo Modelo Assistencial com Base na Vigilância à Saúde.
 A conferência contou com a presença do prefeito Sebastião Pereira de Sousa que fez o discurso de abertura no qual enfatizou os trabalhos que a prefeitura vem fazendo com o intuito de melhorar o atendimento na área da saúde. O evento contou com a presença também do Vice Prefeito, de Vereadores, do Promotor de Justiça, da Gestora Regional de Saúde do Estado Rejane Sá Gomes, da Secretária Municipal de Saúde de Paraibano Francilene de Carvalho (Maninha)  e vários Secretários Municipais, além de  Médicos e demais funcionários da Secretaria da saúde e membros da comunidade.
Na opotunidade o NoticiasdeParaibanoMa.com  entrevistou a Secretária Municipal de Saúde Francilene de Carvalho, a Enfª Especialista e Acessora Técnica em Saúde de Paraibano Lucimar Sá da silva,  e o Secretário Adjunto de Saúde Antonio Claudio de Sá (Darim).
 Os quais falaram da importância, e do objetivo dessa Conferência, veja.
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Francilene de carvalho : Encontrar medidas que possa melhorar o atendimento na área da saúde, vamos discutir quais as maiores dificuldades encontradas no município, colocar em votação para que a gente possa melhorar, e também, escolher os delegados que irão representar nossa cidade na Conferência Estadual
NP- Amaury Carneiro – Esta já é a 7ª Conferência Municipal de Saúde realizada em nosso município, na atual gestão a Secretaria Municipal de Saúde sempre teve o apoio da Prefeitura? , pois há municípios que as prefeituras se recusam  a realizar este tipo de evento o que você tem a dizer sobre esta questão ?
Francilene de carvalho:   Tivemos total apoio do prefeito Sebastião Pitó para realização do evento, junto ao Conselho Municipal de Saúde, e a secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura entrou com 70% das despesas financeiras, pois como você citou existe prefeitos que as vezes não apoiam as Conferências por que "vai discutir" problemas existente no município, que é um erro, pois a gente como responsáveis pelo município "não podemos se afastar de tais problemas". Apontou
ENFª ESPECIALISTA E ACESSORA TÉCNICA EM SAÚDE DE PARAIBANO
Lucimar Sá:  A população de Paraibano ta tendo a oportunidade de levar suas propostas para o município, tendo como tema “O SUS em Paraibano Construindo Novas Práticas  de Atenção à saúde” tema esse que também será levado para Conferência Estadual de Saúde por quatro delegados aqui escolhidos, "este tema uma vez sendo aprovados" nas outras duas conferências, a Estadual e a Federal eles virão em forma de políticas públicas para o nosso município.
SECRETÁRIO ADJUNTO  MUNICIPAL DE SAÚDE
Antônio Claudio (darim):  O objetivo principal desta Conferência é fazer com que a comunidade, a população de Paraibano participe e ajude a fazer um novo modelo de saúde por que "todo o processo da saúde é feito pelo povo, e a participação do povo na Conferência, as sugestões que vão ser apresentadas hoje e os trabalhos nas oficinas irão ser acatados e levados para a Conferência Estadual" e posteriomente para a Federal que provavelmente vão se transformar em projeto de lei, para ser aplicado em nossa cidade.

O NoticiasdeParaibanoMa.com, também entrevistou a Gestora Regional de Saúde do Estado Rejane Sá Gomes.
NP- Amaury carneiro:  Qual o foco principal dessa conferência e qual o papel da sociedade na mesma.
REJANE SÁ GOMES:  Esse é o ano das conferências, "tá acontecendo" não só na cidade de Paraibano-MA, mais a nível nacional, e em quase todos os municípios do nosso Estado. E o objetivo maior dessa nossa conferência é  conferir, avaliar o que está sendo feito na saúde, e o que precisa ser feito para melhorar ainda mais a saúde. Então é um meio que a sociedade civil, juntamente com o poder público se reúnem para juntos tentar avaliar os prós e contra e chegar a uma conclusão, que é lutar para melhoria da saúde, que se faz extremamente necessário, é o momento em que cada um pode falar das suas angustias, frustrações e também dá sugestões.
NP- Amaury carneiro: Esta conferência esta sendo feita nesta semana apenas em Paraibano-MA, ou também em outros municípios ?
REJANE SÁ GOMES :  Aqui em nossa região eu respondo por 16 municípios, desses já aconteceu em Passagem Franca-MA no mês de Abril, agora aqui em Paraibano, eu estou com o cronograma de todas as conferências que terão que acontecer até Julho, então  todos os municípios tem que realizar essas conferências por que todas as propostas que sairão dessas conferências elas irão ser condençadas e serão levadas para a Conferência Estadual, por isso até o mês de Julho todos esses municípios terão que já ter realizado suas conferências da saúde.
NP- Amaury carneiro:  Já tem data marcada para a Conferência Estadual e a Nacional?
 REJANE SÁ GOMES: A Estadual será realizada em Outubro e a Nacional em Novembro.
NP- Amaury carneiro:  Em relação a saúde do Estado o que o governo tem feito para melhorar a situação ?
REJANE SÁ GOMES : O Dr. Ricardo Murad, atual Secretário estadual de Saúde juntamente com a governadora Roseana eles tem tentado viabilizar melhorias na área da saúde, e para isso ta sendo implantado, 72 unidades hospitalares, serão 64 com 20 leitos e 8 com 50 leitos, e a nossa região foi contemplada com duas unidades dessas. O que nós temos percebidos é que o Governo, junto com a Secretaria Estadual de Saúde, eles tão tendo uma preocupação muito grande de tentar melhorar e estruturar a atenção primária, pois melhorando a atenção primária ela vai dar condições para que o cidadão e o povo  possa ter acesso a uma saúde de qualidade.

NoticiasdeParaibanoMa.com

Um comentário:

COMENTE COM EDUCAÇÃO.